Postado em 13/04/2016

Continuam abertas as inscrições para concorrer a bolsas de estudo em curso de pós-graduação em Direitos Humanos

A Escola Superior da Defensoria Pública do Estado do Piauí – ESDEPI – lançou, nesta terça-feira (12) Edital que oferece 02 (duas) bolsas de estudo no Curso de Especialização Lato Sensu em Direitos Humanos “Esperança Garcia”, destinadas a Defensores Públicos que demonstrarem interesse em concorrer e forem contemplados em sorteio a ser realizado na próxima sexta-feira (15), conforme regras previstas no Edital.

A pós-graduação é ofertada pela Faculdade Adelmar Rosado – FAR, que tem sede em Teresina e terá aulas presenciais, com encontros mensais, aos sábados (manhã e tarde) e domingos (manhã), com aula inaugural marcada para o próximo dia 15 (sexta), às 19h, no auditório da ESA/PI – OAB/PI e início dos encontros previsto para os dias 16 e 17 de abril (próximos sábado e domingo).

O Curso de Especialização neste formato é uma proposta inédita no estado do Piauí, uma vez que reúne corpo docente integramente composto por professoras, todas mestras e doutoras, com inúmeros estudos e publicações de pesquisas em temas correlatos aos Direitos Humanos, oriundas de renomadas Universidades brasileiras, como, UnB, UFPB, UFSC, UFPI, dentre outras. Além disso, trata-se da única pós-graduação em Direitos Humanos atualmente disponível no estado.
A oferta das bolsas de estudo pela ESDEPI parte da constante necessidade de atualização e capacitação dos Defensores Públicos nesta temática que é transversal a todas as áreas de atuação da Defensoria Pública, tendo em vista seu dever constitucional de promoção dos Direitos Humanos.

Segundo a Coordenadora da Especialização, Professora Mestre Andreia Mareiro, “o Curso nasce do compromisso em qualificar a luta por Direitos Humanos no estado do Piauí. Tem inspiração na pessoa de Esperança Garcia, importante escrava negra que no século XVIII ousou escrever ao Rei de Portugal uma petição, denunciando os maus tratos que sofria. É preciso ter essa ousadia para buscar a efetivação dos Direitos Fundamentais, diante de tantas violações, que se arrastam desde o período colonial e se intensificam com o crescimento de pautas conservadoras.”

Para concorrer às bolsas, os Defensores Públicos devem enviar, até às 10h do dia 15 de abril, e-mail para esdepi@defensoria.pi.gov.br, demonstrando interesse em participar do sorteio, que será realizado às 11h do mesmo dia 15 (próxima sexta-feira), no Gabinete da Defensora Pública Geral. Não poderão concorrer os Defensores que já tiverem sido contemplados em sorteios de Cursos de Especialização anteriores realizados pela ESDEPI.

Projeto Político-Pedagógico da Especialização

Colaboração: Jefferson Snard